Exclusão Digital no Brasil
Apesar de vivermos em um mundo tecnológico e estarmos habituados com a utilização de computadores e outras máquinas em nosso cotidiano, ainda existem muitas pessoas que vivem uma realidade bem diferente. Pesquisas divulgadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) revelam que, no Brasil, em 2016, apenas 54% das residências, percentual que corresponde à 36,7 milhões, possuíam algum tipo de conexão com a internet. Desse total, 23% dizem respeito à residências das classes D e E. Para as áreas rurais esse percentual é de 26%. O acesso à internet está presente, em sua maioria, em áreas urbanas (59%), e para as classes A (98%) e B (91%). Dados mostram que os principais motivos para a ausência de Internet nas casas são o preço da conexão (26%) e a falta de interesse (18%).
Eu, Daniel Blake
Conheça, abaixo, alguns dos principais projetos criados com o objetivo de disseminar o ensino da informática na sociedade.
Programa Nacional de Informática
na Educação
"Foi criado pelo Ministério da Educação, em 1997, para promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. A partir de 12 de dezembro de 2007, mediante a criação do Decreto n° 6.300, foi reestruturado e passou a ter o objetivo de promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica."
RECODE
"Organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social."
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
"O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial."
Título original: I, Daniel Blake
De: Ken Loach
Com: Dave Johns, Hayley Squires, Sharon Percy
Gênero: Drama
Ano: 2016
Duração: 100 min
"Diagnosticado com um grave problema de coração, Daniel Blake (Dave Johns), um viúvo de 59 anos, tem indicação médica para deixar de trabalhar. Mas quando tenta receber os benefícios do Estado que lhe concedam uma forma de subsistência, vê-se enredado numa burocracia injusta e constrangedora. Apesar do esforço em encontrar um modo de provar a sua incapacidade, parece que ninguém está interessado em admiti-la. Durante uma espera numa repartição da Segurança Social conhece Katie (Hayley Squires), uma mãe solteira de duas crianças a precisar de ajuda urgente, que se mudou recentemente para Newcastle (Inglaterra). Daniel e Katie, dois estranhos cujas voltas da vida os deixaram sem forma de sustento, vêem-se assim obrigados a aceitar ajuda do banco alimentar. E é no meio do desespero que se tornam a única esperança um do outro."
Fonte: https://cinecartaz.publico.pt/Filme/366530_eu-daniel-blake
"Eu, Daniel Blake" foi o filme que inspirou o projeto Informática Inclusiva. Confira no vídeo o trailler do filme.